ENTRAR E JOGAR

UEFA ataca bolso dos incumpridores do fair-play financeiro: Chelsea multado em 80 ME e Barcelona em 60 ME

Iniciado por Admin, Hoje at 06:21:02

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

A UEFA aplicou multas muito severas a vários clubes europeus, incluindo o Barcelona e o Chelsea, por violarem as regras do fair-play financeiro.

A Primeira Câmara Do Órgão de Controle Financeiro de Clubes (CFCB) da UEFA, presidida por Sunil Gulati, decidiu multar o Barcelona, o Chelsea, o Aston Villa, o FC Porto e o Hajduk Split por não cumprirem os limites de receitas e despesas impostos pela UEFA na temporada 2023/24..

O organismo que rege o futebol europeu aplicou as multas mais pesadas ao Chelsea e ao Barcelona. Os catalães foram multados em 60 milhões de euros, dos quais 15 milhões são fixos. Já o Cherlsea recebeu uma multa de 80 milhões de euros, dos quais 20 milhões são fixos.

Distribuídas por períodos de dois e quatro anos, essas suspensões são acompanhadas de diversas sanções adicionais em caso de novas violações do fair play financeiro, que podem levar à exclusão das competições europeias.

O Chelsea, o maior gastador da Europa desde a chegada do novo proprietário norte-americano Todd Boehly em 2022, também recebeu uma multa adicional de 11 milhões de euros devido a uma massa salarial muito elevada.

O comunicado da UEFA também especifica que vários clubes sob uma supervisão reforçada, incluindo Paris Saint-Germain, Inter de Milão, Milan e Olympique de Marselha, cumpriram até ao momento com as suas obrigações financeiras.

O organismo também confirmou o acordo alcançado com o Lyon, que foi despromovido administrativamente à Ligue 2 pela Direção Nacional de Controle de Gestão (DNCG). O clube francês recebeu uma multa suspensa de 50 milhões de euros, embora 12,5 milhões sejam fixos.